Índia. Um país tão exótico a nossos olhos ocidentais! Tudo lá é grandioso, a começar pela quantidade de habitantes, cerca de 1,2 bilhões, a segunda maior população do mundo; sem falar que o Hinduísmo, religião considerada por muitos teólogos como a mais antiga, é seguido por grande parte da população indiana; até as minúcias gestuais das mãos, presentes na dança tradicional indiana, fazem desta manifestação artística um espetáculo imponente.
Poderia passar horas elencando diversos aspectos culturais indianos para tentar mostrar a vocês o quão majestoso é este país, mas o featuring entre Coldplay e Beyoncé conseguiu mostrar isso, de uma forma bem rápida e bonita. Assistam:


Massala é uma palavra associada à mistura de especiarias na culinária indiana, ou ainda, à mistura de gêneros no cinema bollywoodiano. Massala é o que há em Hymn for the weekend, que faz referências a diversos elementos da cultura indiana. Vejamos alguns desses:


RELIGIÃO
Logo nos primeiros segundos do videoclipe nos deparamos com dois homens de vestes laranjas e tridentes, eles são conhecidos como Sadhus, homens que renunciam os bens materiais e que se dedicam a prática do bem e da meditação, considerados santos pelos indianos, devido a sua dedicação integral à espiritualidade. O tridente em suas mãos, revelam que ambos são seguidores do deus Shiva, um dos deuses da trimúrti (trindade) hinduísta.
Falando em Shiva, há um garotinho (ver imagem acima) caracterizado do deus da destruição. Além dele, há outros três artistas caracterizados de Hanuman, o deus-macaco, tido por muitos hindus como uma encarnação de Shiva. Caracterizações como essas são muito frequentes e importantes, pois servem para contar as histórias dos deuses hindus. Essa é só uma pequena mostra de como se configura e se perpetua o Hinduísmo na Índia.


CINEMA
A sétima arte na Índia é muito apreciada e conta com a maior indústria cinematográfica do mundo, Bollywood. Tô dizendo... tudo lá é grandioso! Em Hymn for the weekend, Beyoncé é a grande estrela bollywoodiana. Há cartazes de seu filme espalhados pelas ruas de Mumbai* e avante uma exibição deste mesmo filme, assistida por Chris Martin numa sala de cinema tipicamente indiana.
Dizem que uma boa parcela dos filmes indianos é uma massala, e nesta mistura de gêneros o musical também está presente com direito a muitas dancinhas. A Queen Bey conseguiu assimilar muito bem os movimentos das mãos em seu musical.
Há uma participação especial de uma atriz no videoclipe, a moça das pétalas é, na verdade, Sonam Kapoor, uma atriz da nova geração bollywoodiana, conhecida por sua belíssima atuação em Saawariya. (Assistam esse filme, é sério!).


*A maior e mais importante cidade indiana, onde está localizada Bollywood e onde boa parte do videoclipe foi gravada.


DANÇA
Encontramos uma breve demonstração de duas danças clássicas indianas: o Bharatanatyam e o Kathakali. A primeira é uma junção de yantras (posturas corporais), múdras (gestos simbólicos com as mãos) e abhinaya (expressões faciais); a segunda, o Kathakali, na realidade, é uma combinação de dança e teatro, na qual há a representação de personagens da mitologia hindu, é uma dança exclusivamente masculina. No site da Obvious há um ótimo artigo sobre a dança Kathakali, leiam aqui.


FESTIVIDADE
Não há nada tão colorido quanto o Holi, também pudera, é o festival das cores! Costumo dizer que ele é uma ótima metáfora do que é a Índia, em virtude de suas diversas cores - que reflete bem a multiplicidades das coisas por lá - e de sua alegria. É um dos principais festivais indianos e comemora a chegada da primavera. A festa começa quando crianças atiram pós coloridos (zim) nos adultos, depois é só diversão e guerra de cores.


LUGARES
Uma das inúmeras coisas que me chamou atenção em Hymn for the weekend foi que a direção conseguiu, de forma louvável, mostrar a precariedade da Índia (trânsito caótico, superpopulação, pobreza) de uma forma bonita e sensível. Por incrível que pareça, isso foi possível e se deve muito a fotografia do videoclipe, que está impecável. Em verdade, há tantos elementos deslumbrantes na Índia a serem mostrados, que a precariedade acaba sendo ofuscada com tanta suntuosidade. 
Esta foi uma breve amostra dos elementos culturais indianos presentes no videoclipe do Coldplay e da Beyoncé, cada um deles dá margem a muita conversa e merecem ser pesquisados mais profundamente, afinal, conhecer culturas diferentes é um ótimo meio de valorizar e respeitar a diversidade. Boa pesquisa. Namastê!

             P.S.: Este post teve a contribuição de um amigo indiano, Lav Kumar, que me auxiliou com algumas informações. धन्यवाद!


Deixe um comentário